Cadastre-se ou faça Login
> Fundador do CLRB
> Logística Reversa e a missão do CLRB
 

História do CLRB - Conselho de Logística Reversa do Brasil

As quantidades de novos e diversificados produtos lançados no mercado crescem excepcionalmente na sociedade moderna, tornando-se impossível ignorar atualmente as conseqüências empresariais e ambientais provocadas por estes acúmulos. As condições de competição nos mercados atuais exigem maior atenção aos aspectos relacionados a sustentabilidade econômica, ambiental e social. Empresas de diversificados setores procuram o equacionamento do retorno de quantidades também crescentes de produtos usados ou ainda não consumidos através da Logística Reversa.

O CLRB nasceu no ano de 2008 por sugestão de empresas atuando no Brasil, profissionais e acadêmicos, com interesse em incrementar o conhecimento nos diversos segmentos da Logística Reversa, melhorar suas práticas operacionais compartilhando e contribuindo com sua difusão, capacitação profissional e soluções em nosso país, propiciando network empresarial especializado.

Seu idealizador e fundador, Prof. Eng.º Paulo Roberto Leite, com experiência como executivo em empresas multinacionais, empresário industrial, comercial e no ensino superior, desenvolve e difunde os conceitos e práticas de Logística Reversa desde 1997 no Brasil. Tem publicado suas pesquisas em inúmeros artigos acadêmicos e em revistas especializadas no Brasil e no exterior. Em 2003 publicou o primeiro livro da América Latina sobre esta área, e um dos primeiros na biblioteca mundial: “Logística Reversa - Meio Ambiente e Competitividade”, sob o selo Prentice Hall, uma referência bibliográfica nacional e internacional.

Em vista dos novos paradigmas competitivos empresariais de competir, colaborar e inovar ao mesmo tempo, o CLRB tem por missão desenvolver negócios, práticas e conhecimentos em Logística Reversa visando difundi-las melhorando a competitividade das empresas.

Realizações:

  • I Encontro CLRB (Abril 2008) na empresa ECT Correios em São Paulo, com mais de 50 participantes em um café da manhã que marcou o inicio das atividades.
  •  II Encontro CLRB (Junho 2008) na sede da ABINEE em São Paulo de mais de 100 participantes praticamente dobrou para 200 pela transmissão on line.
  •  III Encontro CLRB (Fev. 2009)  na sede da TGestiona em São Paulo, mais de 80 empresas reunidas com um formato de workshop.
  •  I Fórum Internacional de Logística Reversa CLRB (Maio de 2009) em São Paulo com  público de 200 participantes, 6 cases nacionais, 2 palestras internacionais e 3 palestras nacionais, proporcionando visibilidade para todas as empresas que participaram, seja com cases ou como patrocinadoras e apoiadoras do evento.
  • I Workshop de Logística Reversa (Nov. 2009) em Campinas com mais de 70 empresas em um evento de alto nível conceitual
  • IV Encontro CLRB (Junho 2010) – em São Paulo com mais de 130 empresas na sede da Telefônica com o tema “ Impacto da Política Nacional de Resíduos Sólidos”  antecipando-se à legislação que foi sancionada em 02 de agosto seguinte.
  • II Fórum Internacional e Expo de Logística Reversa CLRB (Março 2011) em São Paulo com publico de 250 participantes, 10 cases nacionais, 4 palestras nacionais e internacionais e exposição de empresas apresentando seus serviços em Logística Reversa.

Presença do CLRB na mídia

  • Mídia TV: Globo Ecologia (Canal Globo, Futura, News); Mega TV; Uol TV; Band News
  • Mídia radiofônica: Rádio CBN (Milton Yung); Rádio CBN ( Heródoto Barbeiro), Radio CBN ( Recife) ; Radio CBN ( Rio de Janeiro); Radio Eldorado, Radio Câmara;
  • Mídia escrita: mais de 12 inserções ( Estado de São Paulo (3) ; Valor econômico; Jornal do Comercio de Porto Alegre; Diário do grande ABC; Jornal a Tarde (Bahia) , Diário do Pará: Jornal do Sebrae; Revista Sustentabilidade; Folha de Pernambuco; Tribuna de Santos; Jornal Brasil Econômico, Revista ABLP (2), Revista CIPA, Revista CNT, entre outros.).
  • Mídia Internet: mais de 50 inserções em variadas páginas (Planeta Sustentável (Abril); Fiesp; ECR Brasil; MSN seu dinheiro; Portal terra; NTC; Monitor Mercantil; Click Carreira , entre outros,
  • Entrevistas realizadas: mais de 80 em diferentes veículos